Maria Montessori

  1. /
  2. Montessori
  3. /
  4. Maria Montessori

Maria Montessori nasceu em 1870, em Itália, e foi a primeira mulher a formar-se em Medicina pela Universidade de Roma.

Após se ter formado, foi trabalhar em Psiquiatria. Durante as suas visitas a asilos psiquiátricos, percebeu que também haviam crianças internadas junto dos doentes mentais e eram tratadas de forma desumana. Decidiu, então, compreender a criança e o seu desenvolvimento.

Foi escolhida para a co-direção de uma escola de tratamentos para crianças com necessidades especiais. Nesta escola, Maria Montessori conseguiu observar que as crianças se interessavam por qualquer coisa que pudessem sentir.

Começou a procurar formas para facilitar as aprendizagens destas crianças, utilizando materiais de outros investigadores e médicos, adaptando-os e criando outros em função das necessidades que ia observando. Através desses materiais as crianças aprenderam tanto que Maria Montessori se sentiu confiante para as levar aos testes nacionais de Itália. Quando saíram os resultados, as crianças com necessidades especiais tiveram melhores resultados que a maioria das crianças com desenvolvimento normal e que frequentavam o ensino normal.

Este acontecimento, fê-la questionar-se sobre o sistema de ensino implementado e decidiu dedicar-se exclusivamente à Educação. 

Em janeiro de 1907, abriu a primeira Casa dei Bambini, onde teve a oportunidade de testar as suas ideias em crianças sem necessidades especiais.

Em 1929, fundou a Associação Montessori Internacional, com o seu filho Mário, com o principal objetivo de formar professores. 

Viveu ainda duas guerras mundiais e uma guerra civil Espanhola, que a despertou para a importância de uma Educação para a Paz, pelo que recebeu a primeira nomeação para o Prémio Nobel da Paz, em 1949.

Faleceu em 1952, com 81 anos, na Holanda, na companhia do filho, Mário Montessori, a quem deixou o seu legado, após o seu último compromisso em público, no 9.º Congresso Montessori Internacional, celebrado em Londres.