Montessori

  1. /
  2. Montessori

O Método Montessori foi desenvolvido por Maria Montessori ao longo de toda a sua vida. Os princípios do Método são o reflexo da sua visão em relação às conclusões que chegou com o seu trabalho.

Auto-Educação

A criança nasce com a capacidade de seguir o seu instinto, que Maria Montessori chama de guia interior. Através deste guia interior, a criança tem o impulso de realizar aprendizagens de forma natural e intuitiva, sem que estas sejam impostas por alguém. Segundo Maria Montessori, a criança “é o criador de si mesmo” e desenvolve as suas capacidades por si próprio.

Etapas de desenvolvimento

Em cada etapa de desenvolvimento, a criança tem necessidades e características específicas. A Educação deve ter o compromisso de dar uma resposta a estes aspetos.

Educação como ciência

O método Montessori baseia-se num modelo científico. Não observamos com a mente, mas sim com os olhos e tiramos conclusões apenas com aquilo que realmente observamos.

Educação Cósmica

Está presente em tudo e demonstra que todas as coisas estão conectadas e dependem umas das outras. Isto permite que a criança sinta gratidão por tudo o que a rodeia no Mundo e no Universo, potenciando-a num ser humano consciente do seu papel na manutenção e melhoria do mundo.

Ambiente preparado

É um lugar cientificamente criado para satisfazer as necessidades da criança, onde lhe é permitido viver e trabalhar em liberdade. É composto por atividades de vida real com objetos reais e proporcionais ao tamanho da criança.

Adulto preparado

É o vínculo entre a criança e o ambiente. Tem o papel de observar e orientar a criança, tendo em conta os seus interesses, ritmo e características.